Criptomoedas estão se tornando a opção preferida dos brasileiros, superando investimentos tradicionais como dólar, ações e títulos do Tesouro. A 1ª Pesquisa Nacional das Criptomoedas, realizada pelo Datafolha em parceria com a Paradigma Education, revelou que 16% da população com mais de 16 anos já investiu em criptoativos. Isso equivale a 25 milhões de brasileiros, colocando as criptos como a quinta categoria de investimentos mais popular no país.
O Crescimento das Criptomoedas no Brasil
Segundo o levantamento, as criptomoedas estão à frente de investimentos como:
- Dólar: 14%;
- Títulos públicos e privados: 12%;
- Ouro: 8%;
- Ações: 7%.
Bitcoin e altcoins (outras criptos que não o Bitcoin) ficam atrás apenas da poupança (52%), dos imóveis (31%), do dinheiro em espécie (25%) e dos fundos de investimento (19%). “O Brasil já é um dos maiores mercados consumidores de cripto do mundo, mas ainda há muito o que fazer em termos de educação financeira”, destacou Marcelo Sampaio, CEO da Hashdex.
Desafios no Conhecimento Sobre Criptomoedas
Apesar do aumento no interesse, o estudo apontou que o conhecimento sobre criptoativos ainda é limitado:
- Dois terços dos que ouviram falar de Bitcoin não conhecem outras moedas digitais;
- 30% dos entrevistados acreditam que as criptos se assemelham mais à poupança do que ao ouro.
“Embora cripto já seja uma das cinco formas de investimento mais populares do Brasil, muitos brasileiros ainda desconhecem ferramentas como o staking, que oferece renda passiva”, afirmou Fábio Plein, diretor regional para as Américas da Coinbase.
Leia também
Quem Investe em Criptomoedas no Brasil?
O perfil dos investidores brasileiros em criptomoedas também foi traçado:
- As regiões Norte (19,6%) e Centro-Oeste lideram em adesão;
- 28,9% dos investidores têm entre 16 e 34 anos;
- 62,9% são pretos ou pardos, 3,2% são amarelos e 2,2% são indígenas.
Além disso, 20% da população, equivalente a 32 milhões de pessoas, manifestaram interesse em investir em criptomoedas nos próximos dois anos.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa entrevistou 2.007 pessoas em 113 municípios brasileiros, representando uma população de mais de 160 milhões de brasileiros com mais de 16 anos.
As criptomoedas estão transformando o mercado financeiro no Brasil. Com uma base de investidores crescente e perspectivas positivas, o país caminha para se consolidar como um dos principais mercados de criptoativos no mundo. O desafio agora é ampliar o conhecimento e a educação financeira para que mais pessoas possam explorar todo o potencial dessa tecnologia revolucionária.