Com a popularização dos pagamentos digitais, como o Pix, a praticidade e rapidez nas transações são muito essenciais, especialmente durante o Carnaval. No entanto, esse dinamismo também aumenta os riscos para os foliões. Por isso, é fundamental tomar medidas para proteger o aplicativo do banco, definir limites no Pix e ficar atento ao uso das maquininhas.
Segundo Alexandre Oliveira, vice-presidente de Riscos da Getnet, a cautela é indispensável nessa época. “Fraudes financeiras, especialmente envolvendo máquinas de pagamento, tendem a crescer durante o Carnaval. Adotar práticas preventivas é essencial para evitar prejuízos”, afirma.
Confira a seguir dicas baseadas nas recomendações de Alexandre Oliveira, da Getnet, e de Sílvia Scorsato, presidente da ABBC (Associação Brasileira de Bancos).
Para quem utiliza Pix
Ative limites de valor e horários no app do banco para transações via Pix. Essas configurações permitem restringir montantes diários ou definir horários em que o Pix não pode ser usado, reduzindo os riscos em caso de roubo ou uso indevido.
Proteção do aplicativo bancário
A ABBC sugere esconder e proteger os aplicativos financeiros no smartphone. Em dispositivos Android, as funções específicas podem impedir o acesso não autorizado em caso de furto. Além disso, é interessante ativar proteções baseadas em localização e criar senhas adicionais para acesso aos aplicativos.
Configurar notificações em tempo real
Habilite notificações no aplicativo do banco ou na carteira digital para receber alertas sobre qualquer transação. Assim, você pode identificar atividades suspeitas imediatamente e agir rapidamente para bloquear a conta ou contestar cobranças indevidas.
Atenção às maquininhas
Antes de confirmar qualquer pagamento, verifique o valor exibido na tela da maquininha. Durante a corrida do Carnaval, os golpistas podem tentar alterar os valores sem que você perceba. Sempre revise a transação antes de digitar sua senha.
Caso a máquina apresente sinais de adulteração, como viseira trincada, escurecida ou adesivos fora do local, evite utilizá-la e procure outra forma de pagamento.
Evite redes Wi-Fi públicas
Redes abertas em locais públicos, como bares e praças, podem ser vulneráveis a ataques de hackers. Ao acessar aplicativos bancários ou realizar pagamentos, prefira usar sua conexão de dados móveis para garantir mais segurança.