Mundo

Departamento de saúde dos EUA revisará diretrizes sobre flúor na água

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos Estados Unidos anunciou, que reunirá um painel independente de especialistas em saúde para revisar as recomendações sobre a adição de flúor à água potável.

A medida ocorre em meio a debates sobre os benefícios e potenciais riscos do uso do flúor, um mineral amplamente utilizado para prevenir cáries e fortalecer o esmalte dos dentes.

Decisão anunciada após aeclaração de Robert F. Kennedy Jr.

A decisão foi tomada após declarações do Secretário de Saúde e Serviços Humanos, Robert F. Kennedy Jr., em um evento em Salt Lake City, Utah. Kennedy afirmou que pretende orientar os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) a interromperem a recomendação do uso de flúor na água potável.

Em nota, o HHS informou que a Força-Tarefa de Serviços Preventivos Comunitários será responsável por conduzir a análise das evidências científicas mais recentes sobre o tema e apresentar novas recomendações.

Papel da EPA na revisão

A Agência de Proteção Ambiental (EPA) também avaliará novos dados científicos relacionados aos potenciais riscos à saúde associados ao flúor. O administrador da agência, Lee Zeldin, confirmou que os resultados dessa análise poderão influenciar os padrões regulatórios para o uso do composto na água potável.

Leia também: Exame Nacional para Médicos: Entenda a Proposta da ‘OAB da Medicina’ e Suas Implicações

Utah proíbe fluoretação da Água

No mês passado, Utah tornou-se o primeiro estado norte-americano a proibir a adição de flúor nos sistemas públicos de água. A decisão foi oficializada pelo governador Spencer Cox, após a aprovação de uma legislação estadual.

A medida recebeu críticas de entidades como a Associação Odontológica Americana, que reafirma seu apoio à fluoretação da água comunitária como uma prática eficaz na prevenção de cáries.

Níveis de flúor e riscos à saúde

Atualmente, o Serviço de Saúde Pública dos EUA recomenda que o nível de flúor na água potável não ultrapasse 0,7 miligramas por litro. Níveis superiores a 1,5 mg/L podem aumentar o risco de fraturas ósseas, alterações na tireoide e problemas neurológicos.

A EPA, por sua vez, mantém um limite máximo de 4,0 mg/L. Em setembro de 2024, um juiz federal determinou que a agência revisasse suas diretrizes, argumentando que os níveis atuais podem representar um risco significativo, especialmente para crianças.

Contexto atual

Dados do CDC indicam que 63% da população norte-americana consome água fluoretada. Embora a prática seja defendida por muitos especialistas em saúde, críticos como Kennedy destacam possíveis associações entre a fluoretação e problemas de saúde, incluindo câncer.

Leia também: China Eleva Pressão Comercial Sobre os EUA com Restrições às Terras Raras e Sanções

O resultado dessa revisão pode impactar diretamente as políticas de saúde pública e os padrões regulatórios relacionados à fluoretação da água nos Estados Unidos.

RV Finance

Postagens recentes

Brasil tem 59 milhões de investidores, mas 32 milhões ainda não aplicam

Apesar do avanço no número de investidores, 32 milhões de brasileiros ainda economizam sem investir.…

6 horas atrás

Como o CO₂ aumenta o Arsênio no arroz e ameaça sua saúde

Descubra como o aumento de CO₂ e temperatura impulsiona níveis de arsênio no arroz, os…

7 horas atrás

Governo adiou precatórios para conter inflação em 2025

O secretário do Tesouro informou que o valor total destinado ao pagamento das sentenças judiciais…

7 horas atrás

Por que Warren Buffett reduziu ações da Apple? Entenda a estratégia por trás da decisão

O interesse pela fabricante do iPhone foi forte até 2023, mas recuou depois; na visão…

13 horas atrás

Apagão em Portugal e Espanha: ataque, clima ou falha técnica?

Apagão em Portugal e Espanha interrompeu serviços essenciais e afetou milhões. Saiba o que já…

14 horas atrás

Como deduzir juros de financiamento imobiliário no IR: Guia prático para economizar

Aprenda como deduzir os juros pagos em financiamentos imobiliários na declaração do Imposto de Renda,…

14 horas atrás

Este site utiliza cookies.

Saiba mais