Kremlin destaca confiança mútua entre Putin e Trump em busca de reaproximação

Os comentários foram feitos após o diálogo entre Putin e Trump na terça-feira (18), ocasião em que o presidente russo aceitou suspender, de forma temporária, os ataques contra as instalações de energia na Ucrânia.

O Kremlin afirmou nesta quarta-feira (19) que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mantêm uma relação de confiança e estão comprometidos em reconstruir, gradualmente, os laços desgastados entre os dois países.

As declarações foram feitas pelo porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, após uma conversa telefônica realizada na terça-feira (18) entre Putin e Trump. Durante o diálogo, Putin confirmou em suspender temporariamente os ataques às instalações de energia na Ucrânia, mas não aceitou um cessar-fogo de 30 dias, uma proposta defendida por Trump como um passo inicial para um acordo de paz permanente.

“Podemos afirmar com grande verdade que os presidentes Putin e Trump têm um bom entendimento mútuo, identificar um no outro e estão decididos a trabalhar pela normalização das relações entre a Rússia e os Estados Unidos de maneira gradual”, declarou Peskov.

Segundo o porta-voz, já existe há anos uma linha de comunicação direta entre os líderes dos dois países, incluindo uma conexão por vídeo para situações específicas. No entanto, ele revelou que essa linha foi pouco utilizada durante a administração de Joe Biden, mas Putin espera que volte a ser mais ativa.

“É evidente que a Rússia e os Estados Unidos são potências de grande importância global, e muitas das relações bilaterais foram prejudicadas ao longo das administrações anteriores nos EUA”, afirmou Peskov.

“Por isso, a restauração dessas relações exigirá tempo e esforço, apoiadas pela determinação conjunta dos dois presidentes. Atualmente, essa forte vontade de cooperação entre Putin e Trump é a melhor garantia de que ambos continuarão avançando nessa direção.”

Por fim, Peskov revelou que as negociações para definir as próximas interações entre os dois países estão em andamento e devem ser finalizadas nos próximos dias.