Lula planeja novo crédito para reformas e ampliação de residências

De acordo com ele, quem desejar construir um "puxadinho" poderá contar com crédito para realizar a obra.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira, dia 14, que pretende lançar em breve uma nova política de crédito peculiar para reformas habitacionais. Ele destacou que, com o programa, quem desejar construir um “puxadinho” em casa terá acesso a um financiamento específico para isso.

O anúncio foi feito durante a entrega de 789 ambulâncias do Samu na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo. Na ocasião, Lula também confirmou que na próxima terça-feira, 18, divulgará um projeto que isenta do pagamento de Imposto de Renda aqueles que recebem até R$ 5 mil por mês, cumprindo uma promessa de sua campanha eleitoral.

“Outra iniciativa que quero anunciar logo é a possibilidade de crédito para reformar a casa. Se alguém quiser construir um banheiro, ampliar um quarto para a filha ou fazer melhorias na garagem, como uma nova cozinha, poderá contar com esse crédito para realizar o seu puxadinho”, declarou o presidente. “É assim que recuperamos a dignidade e a grandeza do povo brasileiro.”

Nos últimos dias, Lula já havia assinado uma medida provisória que altera as regras do crédito consignado para trabalhadores do setor privado. Esse tipo de empréstimo é descontado diretamente na folha de pagamento, permitindo que todos os trabalhadores com vínculo formal tenham acesso ao novo modelo de consignado.

Incentivo à economia

Batizado como “Crédito do Trabalhador”, o novo programa estará disponível nos bancos públicos e privados a partir de 21 de março. A busca iniciativa investiu na economia nacional para facilitar o acesso ao crédito para consumo e investimento.

Entretanto, o projeto enfrenta críticas de especialistas e do mercado. Eles apontam que a medida ocorre em um cenário de inflação elevada – o IPCA de fevereiro registrou alta de 1,31%, a maior para o mês desde 2003 – e com o Banco Central mantendo os juros em patamares elevados. Analistas avaliam que a iniciativa poderá impactar a atividade econômica e influenciar os preços no mercado.

O presidente também voltou a criticar o ex-presidente Jair Bolsonaro pela interrupção do programa Minha Casa, Minha Vida após o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Prometeram a Casa Verde e Amarela, mas não entregaram nada”, afirmou Lula.