O presidente russo, Vladimir Putin, informou que o Acordo de Parceria Estratégica e Cooperação entre Rússia e Venezuela foi “plenamente concluído” e está pronto para ser formalizado. O anúncio foi realizado durante uma videoconferência com o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em comemoração aos 80 anos de relações diplomáticas entre os dois países.
“Tenho a satisfação de anunciar que concluímos o Acordo de Parceria Estratégica e Cooperação entre nossas nações”, declarou Putin. Segundo ele, o pacto estabelecerá “uma base sólida para o fortalecimento de nossos amplos laços de longo prazo” e poderá ser assinado durante uma futura visita de Maduro à Rússia, em dados a serem definidos.
Putin aproveitou a ocasião para convidar Maduro às comemorações do 80º aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica, que ocorrerão no dia 9 de maio, em Moscou. Ele destacou o apoio histórico da Venezuela à União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial, contribuindo com combustíveis e outros recursos essenciais para o esforço de guerra.
Além disso, o presidente russo sublinhou a convergência entre Rússia e Venezuela em questões internacionais. “Trabalhamos juntos para combater qualquer forma de neonazismo e neocolonialismo. Valorizamos o apoio da Venezuela às iniciativas russas em fóruns multilaterais”, disse Putin, acrescentando que ambos os países estão empenhados em “construir uma ordem mundial mais justa” baseada na igualdade soberana dos Estados e na cooperação mútua sem interferências externas.
Putin reforçou ainda o compromisso de Moscou com Caracas. “A Rússia continuará se dedicando a intensificar nossos esforços em áreas comerciais, econômicas, científicas, técnicas, culturais e humanitárias, ampliando ainda mais nossa parceria”, concluiu.
Presidente deseja encontrar uma alternativa para o comércio exterior que não seja dependente de uma…
MEC inicia Semana ENEF 2025 promovendo educação financeira para crianças e jovens, incentivando escolhas conscientes…
Estudo Britânico Revela Riscos de Bactéria Hospitalar para Equipamentos Médicos e Curativos
Descubra como os Estados Unidos e a China estão liderando a implementação de inteligência artificial…
Fernando Haddad destaca que cumprir metas fiscais e o Banco Central fazendo seu trabalho, a…
Analistas demonstram cautela com Magalu diante da desaceleração nas lojas físicas, enquanto a Renner surpreende…
Este site utiliza cookies.
Saiba mais