A Ucrânia confirmou em aceitar uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo temporário de 30 dias no conflito em andamento no país e comprometer-se a buscar medidas para alcançar uma paz com firmeza após a invasão russa, segunda uma declaração conjunta emitida nesta terça-feira.
Após mais de oito horas de negociações, os dois países divulgaram um comunicado afirmando que a Ucrânia está aberta à proposta dos EUA para um cessar-fogo imediato, com possibilidade de extensão mediante acordo entre as partes, desde que a Rússia concorde em implementá-lo.
Falando a jornalistas após conversas com autoridades ucranianas na Arábia Saudita, o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou que os EUA apresentaram a proposta, que foi aceita pela Ucrânia, de “iniciar um cessar-fogo e abrir negociações para encerrar o conflito de maneira sustentável e firme”.
Os EUA pretendem agora “apresentar essa proposta à Rússia” e esperam uma resposta positiva, afirmou Rubio. “A decisão agora está com eles.”
“O governo americano destacará à Rússia que a reciprocidade é essencial para estabelecer a paz”, diz o comunicado.
Questionado sobre o impacto do acordo no relacionamento entre Trump e Zelensky, Rubio respondeu que o objetivo principal é que a “paz” seja retomada. “Isso não é um reality show ou um filme. Estamos falando de vidas humanas”, disse o Secretário.
“Pessoas estão morrendo nesta guerra. Morreram ontem e, infelizmente, morrerão amanhã, a menos que este cessar-fogo aconteça”, acrescentou Rubio. Segundo ele, a Ucrânia está pronta para “suspender as hostilidades e começar as negociações”.
Os EUA também declararam que retomariam imediatamente o compartilhamento de informações estratégicas e a assistência militar à Ucrânia.
O acordo relacionado a minerais raros não foi incluído nas discussões. Rubio e o Conselheiro de Segurança Nacional, Mike Waltz, explicaram que o tema foi tratado separadamente e que os presidentes de ambos os países já orientaram suas equipes a finalizar as negociações sobre o assunto.
Operação estratégica
O anúncio do cessar-fogo ocorreu no mesmo dia em que a Ucrânia cometeu uma série de ataques contra “alvos estratégicos russos”, conforme comunicado pelas Forças Armadas Ucranianas.
Entre os alvos, estava a Refinaria de Petróleo de Moscou, essencial para o fornecimento de combustível na capital russa.
De acordo com as autoridades, a refinaria, que tem capacidade para processar 11 milhões de toneladas de petróleo por ano, é responsável por cerca de 40% a 50% do diesel e gasolina utilizados em Moscou. O ataque buscou impactar a infraestrutura logística e econômica que sustenta a “agressão armada contra a Ucrânia”.
No total, 343 drones foram abatidos em território russo, incluindo 91 na região de Moscou e 126 em Kursk, onde as forças ucranianas têm enfrentado dificuldades, informou o Ministério da Defesa.